Infiltração
Acredite: Infiltração é um tratamento muito benéfico e utilizado na Ortopedia.
Apesar de haver diversos mitos sobre esse procedimento e muitas pessoas defendendo que ele não é aconselhável por conta do uso indiscriminado que teve. Mas a verdade é que essa pode ser uma ótima maneira de tratar lesões, principalmente ligadas à prática esportiva.
Como é feita?
É realizada a aplicação de uma substância medicamentosa – que pode ser analgésica, anti-inflamatória, corticóides e até mesmo ácido-hialurônico – diretamente na área lesada. E o melhor é que essa técnica pode ser utilizada para tratar qualquer articulação que esteja com dor intensa.
Normalmente é recomendada para tratar lesões como quedas, torções e/ou pancadas, através de injeção no tecido. Isso faz com que seja muito indicada para esportistas que passaram por alguma lesão devido a um quadro de dor intensa e inflamação.
Ademais, pode ser realizada em ambiente ambulatorial, através de limpeza, aplicação da injeção na área lesionada e curativo.
Quando fazer?
Como dito anteriormente, o uso indiscriminado desse procedimento acabou por provocar a ideia de que ele deve ser evitado. De fato, não é qualquer pessoa que deve procurar por esse tratamento, mas algumas doenças podem ter significativa melhora através dele.
As mais comuns são:
- Artrites;
- Artrose;
- Tendinites;
- Bursites;
- Epicondilite.
Além disso, nem todas as pessoas podem realizar o procedimento. As contraindicações são poucas, mas incluem a existência de infecção na pele ou articulação, problemas de dificuldade para coagulação e possuir prótese na articulação lesionada.
Atletas podem realizar o procedimento?
Não só podem como devem, em caso de dor e possibilidade do tratamento!
Principalmente esportistas que realizam esportes de alto impacto podem sofrer maior número de lesões e inflamações nas articulações. Isso faz com que as dores e dificuldades para manter a rotina no esporte seja dificultada.
Portanto, é altamente recomendado que os atletas realizem esse procedimento – com acompanhamento e prescrição adequada. Através disso, a melhora da qualidade de vida e do desempenho esportivo pode manter-se e evitar sofrer com dores e incômodos que são evitáveis.